2 de out. de 2011

Passos fundamentais para se conquistar a auto-estima


A auto-estima é a avaliação que a pessoa faz de si mesma, podendo ser tanto positiva quanto negativa. Tem estreita relação com suas crenças e seus valores, e assim há de se questionar se o que você acredita e coloca como prioridade está lhe trazendo benefícios pessoais e profissionais.

Uma pessoa com baixa auto-estima tem características como: insegurança, inadequação, rigidez para mudanças (zona de conforto), necessidade de perfeccionismo (autocobrança), dúvidas constantes, sentimento de inferioridade, não se permite errar, necessidade de aprovação do outro, etc. Os resultados disto são: baixo desempenho profissional, insatisfação pessoal, poucos progressos na vida, pensamentos estão em freqüência limitante ou conflitante e pouco se consegue atrair caminhos para a realização de sonhos ou desejos.

Já a pessoa com a auto-estima elevada tem características como: baixos sentimentos de ansiedade e insegurança, harmonia entre o que sente e o que diz (congruência), baixa necessidade de aprovação dos outros, maior flexibilidade, autoconfiança e amor próprio elevado. Assim, os resultados são: melhor desempenho profissional, satisfação pessoal, evoluções constantes (progresso), pensamentos estão sintonizados em níveis de energia superiores, de altíssima freqüência, capazes de transformar qualquer sonho ou desejo em realidade.

Passos fundamentais para se conquistar a auto-estima:

1) É necessário primeiramente trabalhar o autoconhecimento. Este é imprescindível para uma busca constante de conhecimento, aceitação e respeito de si.

2) Identificar as suas qualidades e exaltá-las. Identificar os defeitos, aceitá-los e a partir daí buscar meios de uma mudança positiva.

3) Foque sempre no lado positivo. Aprender sempre com as experiências e saber tirar as lições advindas destas. Aprender a ver o lado positivo das situações e pessoas.

4) Manter sempre um diálogo interno, tirando um tempo para reflexões. Procurar sempre ver os prós e contras de seus comportamentos e sentimentos.

5) Aprender a dizer sim e aprenda a dizer não, ou seja, descobrir o que será realmente válido para sua vida. Para isso aprenda a ouvir a intuição, escutar seu coração. Caso ele vibre é que ele está feliz e em paz, caso ele se angustie é um sinal de que você deve procurar outro caminho.

6) Fazer todo dia algo que o deixe feliz, ou seja, não deixar para o amanhã pequenas ou grandes coisas que te agradem. Ex: ouvir uma música, comer sua comida preferida, ligar para alguém, etc.

7) Cuidar do seu corpo. É um quesito importante olhar para o espelho e sentir bem. Comece hoje a cuidar de si e tenha paciência com os resultados. É importante descobrir a prática de exercícios que mais lhe agrada, pois se deve fazer por prazer e não por obrigação.

8) Cuidar do seu espírito: ler, orar, praticar relaxamentos, yoga, meditações.

9) Foque sempre no que quer e não no que não quer para sua vida.

10) Não tenha medo de ser você mesmo. Ouse, crie, faça acontecer.

11) Tratar-se com amor, dedicação, tempo, zelo. Tratar-se como gostaria de ser tratado pelo próximo.

12) Contemplar a beleza da vida, das coisas simples, da natureza, enfim, admirar a presença divina em tudo e em todos.


Boa Sorte!

Luciana Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário