19 de mar. de 2020

O Mundo vive duas Pandemias – A do Corona Vírus e a da Insensatez


Ha quem acredite que há males que vem para bem. Há controvérsias, é claro. Vivemos a Era das controvérsias, das fake News, do “eu acho”, dos “especialistas de plantão”. Tivemos notícias do Corona vírus pela primeira vez na China, por isto muitos o chamam de vírus chinês. Os chineses protestam.
Pouco se sabe a seu respeito, a não ser do seu poder devastador para a saúde das pessoas e da economia. Muitas teorias da conspiração surgem a cada dia a este respeito: “Foi um vírus criado artificialmente pela China ou pelos EUA como arma viral de uma guerra mundial moderna, para alterar os paradigmas da economia global”, “surgiu pelo consumo de carne de morcego ou macaco”. A verdade é que o Corona (ou COVID 19) veio para se tornar o centro e unanimidade de um debate intenso que atinge o cerne de um modelo de sociedade globalizada e em franca decadência.
Uma sociedade onde a incoerência e a insensatez tem sido uma regra em que prosperam valores como a futilidade, o supérfluo, a aparência, em detrimento da evolução cultural e social da espécie.
O pequeno ser, só visível em microscópios, derruba Bolsas, quebra economias, fecha comércios, muda enfim alguns hábitos consolidados na sociedade de consumo e informação.
Ainda estamos vendo sinais destes valores a prosperar na esteira de debates surreais de viés ideológico, onde cada certeza absoluta é derrubada no dia seguinte como mais uma queda história das Bolsas.
“Quem bate panela mais alto, qual grupo conseguiu juntar mais batedores de panelas, qual autoridade ou personalidade quebrou a quarentena médica e, portanto, merece ser punido com penas quase extremas”.
Seria ridículo e hilário estes debates em outros tempos, mas hoje chega a ser trágico, quando vemos pessoas que outrora se arrogavam como de bom senso, hoje sucumbirem à histeria e idiotice coletiva.
Pessoas que ainda não se deram conta de que, como seres racionais, precisamos buscar soluções serenas e objetivas para os problemas, e não ficar por aí, nas ruas e redes sociais, proliferando, a outra pandemia, esta sim mais grave e danosa: a da insensatez e da histeria coletiva.
Ontem o carnaval, o futebol, o movimento frenético das grandes cidades, e a seguir, não mais que de repente, informações descontroladas e desencontradas, ações irracionais e insensatas, baseadas no vai e vem das opiniões especializadas, que proliferam nas redes de comunicação de massa.
Faça isto ou faça aquilo, ou melhor faça o contrário disto ou daquilo, e as pessoas como uma horda de zumbis, vão se movendo cada vez mais para os abismos de suas loucuras, sem se dar conta de que acima de sua medula, no seio de sua consciência, na pureza de sua alma esta a verdadeira resposta para o caos.
Basta se acalmar, relaxar, deixar a natureza falar mais alto, que a resposta aparecerá cristalina. E pode ser que cheguemos a conclusão mais uma vez que “há males que vem para bem”. O Corona pode ser apenas mais um instrumento da natureza para que a humanidade tome juízo.

João Drummond