6 de out. de 2010

CINCO MANEIRAS DE PUBLICAR SEUS LIVROS

O que, talvez, mais aflija o escritor iniciante seja o problema da publicação.
Sem dúvida, não é fácil ter sua primeira obra publicada. Muitos dos bons autores de literatura, inclusive, tiveram problemas para ver seus livros à venda. Um exemplo bem próximo: Cristovão Tezza, vencedor de inúmeros prêmios ano passado, teve seu primeiro livro recusado pela editora Brasiliense e quase desistiu da escrita.


Se você acredita ter escrito um bom romance, veja algumas formar de publicá-lo:


1- Enviar para editoras avaliarem - Esta é uma das formas mais comuns de tentativas. E, claro, a maioria é, de fato, uma tentativa. Apesar de muitas editoras contratarem profissionais específicos para avaliar originais, eles normalmente são um número escasso.
Vantagens: Se aceito, seu livro será bem editado e distribuído pelas principais livrarias do país - isso, claro, dependendo do porte da editora.
Desvantagens: Não há como enviar de forma online ou muito menos colocar o projeto num cd. As editoras apenas aceitam cópias impressas. Outro problema: você gasta dinheiro com a cópia de sua obra que será enviada, a qual será destruída após a avaliação Algumas das editoras, inclusive, podem nem responder se o romance foi recusado ou não. Por outro lado, a Companhia das Letras diz o seguinte: "As obras recusadas não serão comentadas, e a justificativa da recusa será sucinta. Os originais não aceitos serão destruídos."


2- Pagar uma publicação - Não tendo resposta das grandes editoras, muitos escritores pensam em bancar sua própria publicação.
Vantagens: Você terá livros seus em mãos, sem ter precisado passar por nenhuma avaliação.
Desvantagens: A venda é muito difícil. No início, todos seus amigos são presenteados com um exemplar. Depois, ficam vários empilhados no canto do quarto.


3- Publicar via Clube de Autores, AG Books e Bookess. São novas editoras virtuais, onde é possível publicar seu livro de graça. O sistema funciona sob demanda, imprimindo um exemplar apenas quando for solicitado por algum leitor no site.
Vantagens: Custo zero. E, além disso, não há vínculos autorais. Ou seja, se seu romance fizer sucesso, você pode publicar em qualquer outro lugar, ao mesmo tempo em que mantém a venda pelos sites das editoras.
Desvantagens: As vendas ficam restritas aos sites. Além disso, apesar das melhorias constantes, os livros acabam tendo um preço final alto e as edições ainda são um tanto padronizadas.


4 - Contratar um agente literário
Vantagens: É uma forma de, ao menos em tese, levar sua obra a diversas editoras, tendo a vantagem de um profissional com bons (ou não) contatos na área.
Desvantagens: O agente literário vai cobrar pelos serviços, claro. Alguns, até, cobram uma taxa apenas para analisar seu livro.


5 - Publicar na internet - Esta talvez seja a forma mais fácil de ter seu livro publicado (no virtual apenas, mas, de qualquer forma, é uma maneira de publicação).
Vantagens: Seu livro poderá ter um grande alcance. Agora que os leitores de livros digitais estão começando a ficar populares, sua chance pode aumentar ainda mais.
Desvantagens: Você não verá seu romance de forma física e terá que fazer divulgação por conta própria. Não haverá retorno financeiro - a não ser que você cobre por cada download - e você não terá a mesma credibilidade de um autor que tem seu livro na estante de uma livraria.


Postado por Leonardo Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário