HP lança serviço de impressão sob demanda em parceria com a Amazon

Além do novo BookPrep, empresa também amplia o recurso MagCloud para imprimir artigos do site Wikia em formato de revista.
A fabricante de tecnologias Hewllet-Packard (HP) lançou o serviço de impressão sob demanda (POD, em inglês) BookPrep, para impressão de livros digitais em conjunto com a companhia de comércio eletrônico Amazon. A empresa anunciou também que vai aprimorar o serviço já existente MagCloud, com uma nova parceria.
A tecnologia de impressão sob demanda reduz o desperdício de papel e o custo para editoras, porque os livros não são impressos em massa, mas apenas quando alguém decide comprá-los, disse o diretor de novas iniciativas de negócios da HP, Andrew Bolwell.
”Há uma mudança fundamental acontecendo na indústria de publicações”, afirmou. “Impressão sob demanda é o futuro.” A HP pretende anunciar os novos planos no Web 2.0 Summit, evento que acontece nesta semana em São Francisco, CA, nos Estados Unidos.
O BookPrep inclui meio milhão de publicações extintas da biblioteca da Universidade de Michigan, digitalizadas pelo Google e pela própria universidade. Não há problemas em divulgar o conteúdo porque os direitos de proteção já não são mais válidos, afirmou Bolwell.
O serviço também possui um recurso que amplia a qualidade das páginas escaneadas, para que elas fiquem melhores quando impressas, detalhe importante quando se trabalha com digitalizações de livros antigos.
A HP fez uma parceria com a Amazon, que trabalhará as vendas e distribuição dos livros para os consumidores. O serviço esteve em fase testes por algum tempo, com publicações da editora Applewood Books.
O MagCloud, serviço similar para impressão de revistas disponível desde fevereiro, ganhou um novo parceiro: o site de conteúdo colaborativo Wikia, no qual as pessoas escrevem artigos sobre assuntos que gostam.
O sistema permite a qualquer pessoa disponibilizar uma versão digital de sua revista e imprimir cópias de alta qualidade sob demanda. “É como YouTube para editoras”, disse Bolwell. Com a parceria, agora é possível criar uma publicação com uma seleção de artigos do site e imprimir.
“É uma ótima ferramenta que deixa as pessoas selecionarem o que gostam e organizar esse conteúdo em uma publicação impressa para ler”, comentou o Chief Executive Officer (CEO) da Wikia, Gil Penchina, que fez para si mesmo uma revista de 72 páginas sobre a série Star Wars.
A renda obtida pela venda de revistas com o MagCloud será dividida entre a HP e Wikia. Os autores dos artigos não recebem nada porque o conteúdo é disponibilizado gratuitamente, disse Penchina. Além disso, na maioria das vezes é impossível determinar quem são os autores porque muitas pessoas podem colaborar com um único artigo.


(Juan Carlos Perez)