18 de jul. de 2011

O que é um e-Book?



E-Book é uma abreviação do termo inglês “Eletronic Book”. É a versão digital de um livro, também conhecida como livro eletrônico, que pode ser acessado em diversos dispositivos que sejam compatíveis com o formato do e-book (ePub ou PDF).

 Qual a diferença entre um livro em formato ePub e um PDF?

ePub (abreviação de Eletronic Publication - Publicação Eletrônica) é um formato de arquivo digital padrão específico para ebooks. Os arquivos ePub se ajustam ao formato da tela onde o texto está sendo lido.
PDF (abreviação de Portable Document Format - Formato de Documento Portátil) é um formato de arquivo digital que exibe um documento de maneira independente do aplicativo em que o arquivo esteja sendo executado, mantendo as características da formatação original.

 De que equipamento preciso para ler um e-Book?

Você pode ter acesso ao seu livro eletrônico (e-Book) através de seu computador ou de um e-Reader (dispositivo eletrônico específico para leitura de livros eletrônicos). Existem diversas opções de e-Readers no mercado, cada qual com características específicas. Cabe ao usuário selecionar aquele que atende as suas necessidades.
Atualmente muitos celulares também possuem suporte a esse tipo de arquivo.

 Devo optar por um livro físico ou por um e-Book?

Essa é uma questão que tem gerado muita discussão no meio literário. Alguns defendem os livros digitais por serem “ecologicamente corretos” e pela sua portabilidade (você pode carregar centenas de livros em um único dispositivo de bolso). Entretanto, algumas pessoas preferem os livros impressos em papel, pelo prazer de folheá-lo ou simplesmente por terem dificuldades em se adaptar a um dispositivo digital.
O importante é adequar sua compra a sua necessidade. Nada impede você de ter as duas versões do mesmo livro (impresso e digital). Alguns livros não são favoráveis ao transporte, e muitas pessoas mantêm uma cópia impressa em casa, e utilizam para consulta no dia-a-dia o e-book.



Os e-Books possuem algum tipo de proteção?

Sim. Os e-Books comercializados pela Livrarias Curitiba são produtos oficiais, ou seja, possuem direitos autorais. O controle dos direitos autorais é realizado por DRM (Digital Rights Management ou Gerenciamento de Direitos Autorais) e garante que as editoras que distribuem a obra e os autores sejam devidamente compensados. DRM é uma proteção contra cópias ilegais tendo como objetivo garantir que livros adquiridos em nossa loja possam ser utilizados exclusivamente pelo comprador.

 Preciso ter algum programa instalado em meu computador para baixar meus e-Books?

Sim. O software Adobe® Digital Editions permite um gerenciamento dos e-books adquiridos.
Você pode optar por fazer o download do arquivo de forma anônima ou através da sua identidade. Ao optar pela segunda opção será possível realizar o compartilhamento do mesmo arquivo por até 6 dispositivos de leitura. 


 Quando estou instalando o Adobe Digital Editions, sou questionado se quero criar uma Adobe ID ou prosseguir anonimamente. É necessário criar uma Adobe ID?

Não, porém a criação da conta permite o compartilhamento do arquivo adquirido por outros dispositivos, como notebook, e-Reader e demais aparelhos compatíveis. Caso o download do arquivo seja realizado sem a ativação de uma conta no Adobe® Digital Editions ele não poderá ser compartilhado.

 Tive problemas no meu computador e precisei formatá-lo. Perdi todos os meus e-Books?

Não. Basta você fazer o download do Adobe Digital Editions novamente, e digitar os dados de sua conta já cadastrada. Assim você poderá baixar novamente seus e-books, sem nenhum custo adicional.



O que é Meus e-Books?

Meus e-books é a sua biblioteca virtual de e-books. Ela apresenta os livros adquiridos por você no site da Livrarias Curitiba. Através desta funcionalidade você poderá encontrar e realizar novamente o download dos arquivos já adquiridos, caso necessário.
Para acessar a área Meus e-Books é necessário estar logado no site da Livrarias Curitiba.

 Após comprar um e-book, posso optar por imprimi-lo?

Alguns títulos podem ser impressos. O sistema que controla esta autorização é o Adobe® Digital Editions. Para saber se o livro poderá ou não ser impresso, consulte a ficha do produto.

 Posso ler os e-books adquiridos nas Livrarias Curitiba em um Ipad, Iphone ou Ipod?

Sim. Para sincronizar seu livro digital, basta seguir os procedimentos abaixo:
(1-) Acesse de seu dispositivo Apple sua App Store, e busque pelo aplicativo “Bluefire Reader”;
(2-) Após instalar o aplicativo, abra o navegador de seu aplicativo (Safari) e acesse o site das Livrarias Curitiba;
(3-) Na área “Meus e-Books”, clique sobre o livro que deseja sincronizar em seu Ipad (ou Iphone);
(4-) O aplicativo Bluefire Reader irá solicitar os dados de sua conta Adobe e sincronizar o livro selecionado;
(5-) Após efetuar os procedimentos acima, basta acessar o Bluefire Reader, onde todos os livros sincronizados estarão prontos para leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário