Literata Sete Lagoas 2012




Com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, a Iveco promove, entre os dias 07 e 10 de novembro, a terceira edição da Festa Literária de Sete Lagoas, a Literata 2012. O grande homenageado deste ano será Monteiro Lobato, escritor paulista consagrado por obras como “O Pica-pau Amarelo”, “As Reinações de Narizinho” e “Caçadas de Pedrinho”, e que vão inspirar temas de discussões literárias, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentações diversas, para públicos de todas as idades. Pelo terceiro ano consecutivo a cidade recebe a festa literária no principal espaço da cidade voltado à cultura, o Centro Cultural Nhô-Quin Drummond (Casarão), na Praça Tiradentes.

A curadoria do evento ficará nas mãos do renomado jornalista e escritor Humberto Werneck. Para o Secretário de Cultura e Comunicação Social Fredy Antoniazzi, a Literata é uma oportunidade ímpar para que os sete-lagoanos tenham a chance de conviver com a literatura e alguns dos mais importantes e atuais escritores do cenário nacional. “A Literata vem de encontro ao desejo de todos de ampliação do campo de consumidores da boa literatura. O gosto pela leitura é a base para a formação de nossa cidadania. Através desse contato com o universo literário, acontece o amadurecimento das pessoas como cidadãs de suas próprias comunidades e do mundo”.

Os organizadores da Literata acreditam que a obra de Monteiro Lobato tem um apelo popular extremamente forte, que permite a abordagem de todas as suas vertentes artísticas, nos diversos debates. O evento tem a chancela da Iveco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e a realização da Via Comunicação e da Quarteto Filmes.